segunda-feira, 27 de julho de 2009

O que podemos fazer para mudar o mundo


O Que você pode fazer para mudar o mundo
Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo ...

Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e conseqüências de sua exploração ...

Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres ...

Acredite em um mundo melhor.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Para pensar


Pensando na beleza da vida que nosso planeta abriga, quero deixar a vocês visitantes, uma pergunta para reflexão e uma mensagem: O que temos feito, como cidadão, para melhorar a qualidade de vida em nosso planeta?

“Depende de nós

quem já foi ou ainda é criança

quem acredita ou tem esperança

quem faz tudo pra um mundo melhor...

que os ventos cantem nos galhos

que as folhas bebam orvalho

que o sol descortine

mais as manhãs

depende de nós

se esse mundo ainda tem jeito

se a vida sobreviverá...”



Trecho da música “Depende de nós”, de Ivan Lins e Victor martins.

Reflorestamento


Infelizmente a maior parte da vegetação do nosso país foram derrubadas para extração de madeiras, prejudicando o meio ambiente. Como não podemos voltar no tempo a única solução é o reflorestamento, além de cuidar para que não haja mais desmatamento. Isso hoje é uma das grandes preocupação da humanidade. Uma das soluções para a preservação dos recursos da terra é o desenvolvimento sustentável, que busca conciliar interesses sociais, econômicos e ecológicos para que nenhum deles sejam prejudicados. Vamos respeitar a terra e tudo aquilo que ela nos oferece para garantir-nos um futuro melhor.

Desmatamento

Devemos evitar o desmatamento e as queimadas pois destroem a natureza, incluindo animais indefesos que ficam sem seu habitat, isso acontece em toda parte do planeta. Com isso o ar se torna pobre em oxigênio, o clima da região muda muito e vai se tornando cada vez mais seco, isto é, sem umidade e sem chuva pois são as plantas que, quando transpiram, liberam vapor d'água no ar. O solo fica pobre e seco porque o produto da decomposição parcial de restos de vegetais e animais, que se acumulam no chão e enriquecem o solo, é destruído e a terra é arrastada pela chuva e pelo vento.

Quando o homem destrói um recurso natural de uma região todas as outras ficam prejudicadas. Com o desmatamento e as queimadas o homem transforma em pouco tempo toda região em deserto. Brejo grande por enquanto está livre desse desastre ecológico mas devemos nos prevenir antes que seja tarde.



terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Lixo

Hoje vivemos em um mundo onde a natureza é bastante agredida. Muitas toneladas de matéria prima, proveniente dos mais diferentes lugares do planeta, são industrializados e consumidos gerando dejetos e resídios que são chamados lixo.


Lixo em Brejo Grande

Brejo grande, município sergipano do baixo São Francisco, localizado a 137km da capital e com cerca de 7 mil habitantes produz de 5 a 10 toneladas de lixo por dia. Esses detritos podem trazer graves consequências para a comunidade, entre elas algumas doenças como bicho-de-pé, verminoses, escabiose, leptospirose e dengue.

Para amenizar a situação do lixo em Brejo Grande a representante do ministério da saúde distribuiu 70 tonéis de zinco, não apenas na sede do município como também nos povoados. São também realizadas mensalmente palestras por médicos e enfermeiros abordando os males que o lixo pode causar. Essas ações da prefeitura são muito importantes para natureza, resta a população querer conscientizar-se.

Cuide do que é seu! Mantenha sua cidade limpa!

Siga estas dicas de sustentabilidade:


Mantenha a torneira sempre fechada enquanto escova os dentes, faz a barba ou lava a louça.

Imprima somente o indispensável, e quando imprimir utilize os dois lados da folha. Você ajudará a poupar várias árvores.

Desligue a televisão ou rádio enquanto utiliza o computador. A economia de luz pode evitar que mais usinas hidroelétricas sejam construídas.

No calor, prefira ventiladores, já que o ar condicionado consome mais energia.

Sacolas de supermercados podem ser aproveitadas como sacos de lixo, porém utilize com moderação, sua decomposição leva um século. Seja consciente!

Fonte: www.credeal.com.br

Poluição dos rios


A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afetam o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde o despejo de simples saquinhos de papel até dos mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes.

A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios por meio de esgotos e de fossas, enfim, da falta de saneamento básico.

Fundamental para a vida em nosso planeta, a poluição da água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O seu uso irracional e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos podem ocasionar, em breve, a falta de água doce caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.


Curiosidade:

Produtos que mais poluem rios, lagos e mares: detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóveis, gasolina, produtos químicos usados em indústrias, tintas, metais pesados (chumbo, zinco, alumínio e mercúrio).

A Reciclagem e a natureza cíclica dos processos ecológicos


Os laços de realimentações dos ecossistemas são as vias ao longo das quais os nutrientes são continuamente reciclados. Sendo sistemas abertos, todos os organismos de um ecossistema produzem resídios. Porém o que é resídio para uma espécie é alimento para outra, de modo que o ecossistema como um todo permanece livre de resídios.
Então, para deixar nosso planeta livre destes resídios, principalmente os poluentes, por que não reciclá-los para que nossos filhos e netos tenham um futuro melhor? Na cidade de Brejo Grande existe uma dona de casa que realiza um trabalho de reciclagem em sua própria residência. Ela transforma o óleo de cozinha, altamente poluente, em sabão para seu próprio consumo e para seus amigos e parentes. Assim a dona de casa evita que substâncias prejudiciais ao meio ambiente sejam despejadas na natureza e ainda economiza seu dinheiro. O mesmo faz um jovem músico, transformando frascos de desodorante vazios de alumínio em miniaturas, geralmente de instrumentos musicais.
Fique ligado! Você pode reciclar e gerar renda para você e sua família. Assim poupa o meio ambiente e seu bolso! Vamos reciclar para salvar nossa natureza!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O Rio São Francisco e os Efeitos Ambientais


O Rio São Francisco nasceu na Serra da Canastra em Minas Gerais, tem 3,6 mil km de extensão e possui 640 mil km³, banhando cinco estados brasileiros que são eles: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Ele é o maior rio brasileiro porque nasce e desagua em território Nacional, considerado por isso como o Rio da Unidade Nacional. O Rio São Francisco recebe este nome por ter sido descoberto do dia do santo italiano de mesmo nome, sendo também chamado de Velho Chico. Convém lembrar que a foz deste grande rio está localizada no povoado Cabeço, em Brejo Grande-SE.
Os efeitos das mudanças climáticas podem ser percebidos tanto em grandes catástrofes ambientais ao redor do mundo, como no rio que beira nossa cidade. Isso mesmo, o rio vem sofrendo as consequências do aquecimento global, entre outros fatores, e dos grandes projetos hidrelétricos que o impedem de correr livremente.
Hoje ele suspira os lamentos de uma gente que sente no corpo e na alma a morte do rio.

Além disso, as águas do nosso rio podem se tornar salgadas. É que, com a elevação da temperatura do nosso planeta, a tendência é que as geleiras dos pólos derretam, fazendo aumentar o volume das águas dos oceanos, o que consequentemente facilita a invasão do mar no espaço do rio.


Meio Ambiente

O meio ambiente é tudo para a nossa vida, ele não é só fauna e flora, mas tudo que nos envolve e inclusive a nós mesmos. A sustentabilidade é fundamental para um vida melhor e a solução também está em nossas mãos. Por isso é preciso fazer algo. É possível fazer muito e devemos fazer já. O planeta pede socorro não dá mais para esperar, pois o seu desequilíbrio tem crescido absurdamente, gerando conflitos e desastres naturais.

O homem é o grande responsável por essa desarmonia da natureza, por meio de sua ambição desenfreada, passa por cima de tudo e de todos, a fim de obter lucros e mais lucros sem se importar com os estragos ambientais. A exemplo disso temos as hidrelétricas, os esgotos hospitalares e industriais que são lançados nos rios e córregos, os mega projetos que visam atender a uma minoria em busca do seus próprios interesses, comprometendo todo o ecossistema. Em Brejo Grande já tivemos o primeiro aviso da natureza quando o povoado Cabeço foi invadido pelo mar, destruindo tudo que havia nessa localidade como casas, cemitério, igreja, escola, inclusive o farol que servia para sinalização de embarcações e hoje encontra-se parcialmente submerso entre as águas do oceano.

Por isso devemos nos mobilizar para mudarmos essa triste realidade, nos tornando parceiros da natureza, através de pequenos gestos como não jogando lixo nas ruas, rios etc. Enfim, contribuindo para que gerações futuras continuem a desfrutar desta riqueza incomparável que é o meio ambiente para nós. Não podemos salvar o mundo inteiro sozinhos, mas podemos salvar o nosso mundo (ruas, bairros, cidades, escolas) se cada um fizer sua parte, pois o planeta tem o suficiente para suprir as necessidades humanas se soubermos consumir com consciência. JUNTE-SE A NÓS.