O Rio São Francisco nasceu na Serra da Canastra em Minas Gerais, tem 3,6 mil km de extensão e possui 640 mil km³, banhando cinco estados brasileiros que são eles: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Ele é o maior rio brasileiro porque nasce e desagua em território Nacional, considerado por isso como o Rio da Unidade Nacional. O Rio São Francisco recebe este nome por ter sido descoberto do dia do santo italiano de mesmo nome, sendo também chamado de Velho Chico. Convém lembrar que a foz deste grande rio está localizada no povoado Cabeço, em Brejo Grande-SE.
Os efeitos das mudanças climáticas podem ser percebidos tanto em grandes catástrofes ambientais ao redor do mundo, como no rio que beira nossa cidade. Isso mesmo, o rio vem sofrendo as consequências do aquecimento global, entre outros fatores, e dos grandes projetos hidrelétricos que o impedem de correr livremente. Hoje ele suspira os lamentos de uma gente que sente no corpo e na alma a morte do rio.
Os efeitos das mudanças climáticas podem ser percebidos tanto em grandes catástrofes ambientais ao redor do mundo, como no rio que beira nossa cidade. Isso mesmo, o rio vem sofrendo as consequências do aquecimento global, entre outros fatores, e dos grandes projetos hidrelétricos que o impedem de correr livremente.
Além disso, as águas do nosso rio podem se tornar salgadas. É que, com a elevação da temperatura do nosso planeta, a tendência é que as geleiras dos pólos derretam, fazendo aumentar o volume das águas dos oceanos, o que consequentemente facilita a invasão do mar no espaço do rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário