terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Poluição dos rios


A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afetam o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde o despejo de simples saquinhos de papel até dos mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes.

A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios por meio de esgotos e de fossas, enfim, da falta de saneamento básico.

Fundamental para a vida em nosso planeta, a poluição da água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O seu uso irracional e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos podem ocasionar, em breve, a falta de água doce caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.


Curiosidade:

Produtos que mais poluem rios, lagos e mares: detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóveis, gasolina, produtos químicos usados em indústrias, tintas, metais pesados (chumbo, zinco, alumínio e mercúrio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário